A República Checa




City of Plzeň with Cathedral of St. Bartholome...
(Image via Wikipedia)

Você gostaria saber mais sobre a República Checa? Talvez você esteja a planear uma visita lá, ou estudar o país para um projecto escolar. 

Leia sobre algumas informações básicas sobre este país da Europa Central. 

A Checoslováquia foi fundada no final da I Guerra Mundial, depois de checos e eslovacos se  unirem após o colapso do império austro-húngaro. 

O estado recém-fundado perdurou até 1989, passando o tempo, após a Segunda Guerra Mundial, sob controle comunista, por trás da chamada Cortina de Ferro  (termo popularizado pela primeira vez Winston Churchill). 

A pacífica "Revolução de Veludo" de 1989 viu a Checoslováquia libertar-se do controle soviético. Dois anos depois, os checos e os eslovacos seguiram caminhos separados, vendo a fundação da República Checa (com a sua capital, Praga) e a Eslováquia (capital: Bratislava). Esta separação é muitas vezes referida como o "divórcio de veludo". 

Em 1999, a República Checa tornou-se membro de pleno direito da NATO e em 2004 viu o estado aderir à União Europeia (UE). Isso mantém a posição da República Checa no coração da Europa.

Na verdade, este é um  país sem litoral e que tem fronteiras com a Alemanha, Polónia, Áustria e Eslováquia. 

Dos 10 milhões de habitantes do país, mais de um milhão vivem na linda cidade capital de Praga, que se tornou uma das cidades favoritas para os visitantes internacionais. 

Outras cidades importantes incluem Plzen, mundialmente famosa pelas suas cervejas. De facto, é a cerveja que garante que o país é um destino tão popular: as principais marcas de cerveja são: Budvar, Pilsner Urquell e Staropramen. 

A República Checa obtém da exportação de produtos como máquinas e equipamentos de transporte - o seu principal recurso económico num país dominado por sectores industriais.


Pin It now!

0 comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão publicados após constatação de que estão de acordo com o assunto do artigo.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.